Biodiversidade Vegetal com Ênfase na Flora da Bahia
Líderes: Profa. Dra. Adilva de Souza Conceição

Prof. Dr. Adailson Feitoza de Jesus Santos

Descrição: O grupo tem como objetivo realizar estudos voltados para o conhecimento da Biodiversidade da flora baiana, através de inventários florísticos, estudos taxonômicos, genéticos, palinológicos, anatômicos e ecológicos nos principais tipos vegetacionais ocorrentes no estado. Os resultados desses estudos deverão contribuir para preservação e uso sustentado dos recursos vegetais do estado da Bahia.
Instituição: UNEB
Ano de início: 2007
Situação: Certificado
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0306610747850878
Citogenética e Citotaxonomia de Espécies Vegetais do Nordeste Brasileiro, com Ênfase em Leguminosae – LACITO
Líder: Profa. Dra. Maria José Gomes de Andrade
Descrição: A Caatinga é um Bioma extremamente heterogêneo, diverso e abriga muitas espécies endêmicas, mas ainda apresenta uma enorme lacuna de estudos científicos do ponto de vista cariológico. O uso das informações citogenéticas na taxonomia contribui na investigação da relação genética entre as espécies ou populações, e no entendimento do modo como elas se divergiram e evoluíram. Estudos citológicos clássicos utilizando coloração convencional e bandeamento cromossômico permitem a detecção de alterações cariotípicas, tais como alterações no número e morfologia cromossômica e dá uma visão geral do comportamento cromossômico em mitose e meiose. Quando associado à técnicas citomoleculares (FISH ou GISH) permitem identificar a origem dos parentais em híbridos e alopoliploides, possibilitam esclarecimentos sobre muitos fenômenos biológicos, especialmente na investigação da hibridação interespecífica, poliploidia, relações filogenéticas, mapeamento genético, melhoramento de plantas entre outros.
Instituição: UNEB
Ano de início: 2019
Situação: Certificado
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9482410668983103
Grupo de Estudos Botânicos – GESBOT
Líder: Prof. Dr. Francisco Hilder Magalhães e Silva
Descrição: O grupo realiza pesquisas voltadas para o conhecimento da Biodiversidade da flora do Nordeste, através de inventários florísticos, estudos taxonômicos, filogenéticos, morfológicos, fenológicos, de biologia floral, palinológicos e de bioprospecção nas principais formações vegetacionais ocorrentes na região. Os resultados desses estudos têm contribuído para a preservação e uso sustentado dos recursos vegetacionais do Nordeste.
Instituição: UNEB
Ano de início: 2020
Situação: Certificado
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9384351009989561
Núcleo de Pesquisa em Ecossistemas Aquáticos – NUPEA
Líder: Profa. Dra. Maristela Casé Costa Cunha
Descrição: O Núcleo de Pesquisa em Ecossistemas Aquáticos – NUPEA tem a proposta de contribuir com o conhecimentos dos ecossistemas aquáticos na região Nordeste do Brasil. O caráter multidisciplinar confere ao grupo a característica de atuar não apenas no campo de áreas tradicionais da Biologia, mas sim a interelação com a área Interdisciplinar.
Instituição: UNEB
Ano de início: 2013
Situação: Certificado
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2830363011923629
Núcleo de Pesquisa em Frutíferas da Caatinga – FRUTINGA
Líderes: Profa. Dra. Francyane Tavares Braga

Prof. Dr. Jorge Marcelo Padovani Porto

Descrição: A implementação do Núcleo de Pesquisa em Frutíferas da Caatinga, justifica-se, pela carência de grupos de pesquisa na região Norte do estado da Bahia, que tenham como área predominante as Ciências Biológicas, com ênfase em espécies vegetais da Caatinga. Os estudos sobre essas espécies são de fundamental importância para produção de conhecimento científico que gerem melhoria na qualidade de vida da população do semiárido, por meio de melhores estratégias de convivência com a seca e manejo sustentável, principalmente com frutíferas, espécies vegetais de fundamental importância socioeconômica e ambiental, tão negligenciadas pela pesquisa. Outro aspecto importante é a formação de recursos humanos. Estudantes de outras regiões e estados vizinhos participam das atividades da UNEB, Campus VIII, inferindo caráter multidisciplinar e interinstitucional. Dessa forma, estudantes formados no Campus VIII, principalmente no curso de Ciências Biológicas, poderão ser capacitados para atuar na região.
Instituição: UNEB
Ano de início: 2017
Situação: Certificado
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2201856061958924